Para desafogar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs), as Unidades de saúde da família (USFs) farão atendimento de pacientes que apresentem casos leves de síndromes respiratórias, dengue e outras Arboviroses em Campo Grande.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) referenciou 15 unidades espalhadas pelas seis regiões urbanas, que funcionarão em horário estendido para atender os pacientes de menor gravidade nas referidas condições clínicas, sem a necessidade de agendamento.
O atendimento será realizado de 7h às 19h nas seguintes unidades:
- Clínica da Família Iracy Coelho,
- Clínica da Família Portal Caiobá,
- Clínica da Família Nova Lima,
- USF Batistão,
- USF Coophavila,
- USF Itamaracá,
- USF Noroeste,
- USF Jardim Presidente,
- USF Moreninha,
- USF Oliveira,
- USF Paulo Coelho Machado,
- USF Santa Emília,
- USF Serradinho,
- USF Tiradentes,
- USF Vida Nova.
Cenário
Atualmente, mais de 60% do volume de atendimento das unidades de urgência e emergência são de pacientes classificados como azul e verde, ou seja, de menor gravidade e que poderiam ser atendidos na Atenção Primária.
“Neste momento, estamos passando por um surto de doenças respiratórias e de dengue em nossa cidade e isso fez com que a demanda das unidades de urgência aumentassem em mais de 30%. Desta forma, a recomendação é de que a população busque atendimento nas unidades básicas e de saúde da família, evitando assim longas esperas por atendimento”, explica o secretário municipal de saúde, Dr. Sandro Benites.
As outras 59 unidades básicas e de saúde da família do município devem manter os atendimentos às demandas espontâneas e programadas, de acordo com a organização de cada uma.
Retirado de https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/