Resta uma semana de “adaptação” para os motoristas de Dourados, no que se refere aos radares instalados em 41 pontos. Trata-se do fim do período educativo, já que a partir do dia 25 de julho, os equipamentos passarão a emitir multas a quem infringir os limites de velocidade. A informação é da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte).
A Agência detalha que do total de aparelhos, 31 são controladores de velocidade e dez são redutores. Desses, 19 são em locais onde já existiam radares.
Conforme divulgado pelo órgão, os trechos foram escolhidos por meio de estudo técnico, consideram fatores com reincidência de acidentes e proximidade com instituições de ensino, por exemplo.
A diferença entre os equipamentos é que o controlador de velocidade, também chamado de radar, verifica se o condutor está trafegando dentro da velocidade máxima permitida, convencionalmente pela via. Ou seja, se determinada rua permite que os veículos trafeguem até 50 km/h. Os motoristas e motociclistas só serão multados caso passem acima desse limite.
Por outro lado, os redutores de velocidade, determinam limite menor do que o convencional da via, dependendo da região, como em áreas escolares, por exemplo. Neste caso, mesmo que a via seja de 50 km/h, nas localidades em que existe um redutor, a exigência será de 30 km/h ou 40 km/h, por exemplo, a depender do estudo feito para a região.
Republicado de https://www.douradosnews.com.br