O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) cumpriu agenda nesta sexta-feira (2/6) em Dourados e, em visita à Reserva Indígena da cidade, anunciou junto a diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab/MS), Maria do Carmo Avesani Lopez, a construção de 200 novas casas destinadas às aldeias Bororó e Jaguapiru.
O deputado destacou ainda a liberação de recursos para a conclusão das obras da primeira etapa da reforma do aeroporto municipal.
Em entrevista ao Dourados News, Geraldo Resende afirmou que as casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), onde com a articulação do seu mandato, o número de novas moradias destinadas ao Estado aumentou cinco vezes mais.
“No primeiro momento seriam apenas 130 casas para todo o Estado, então conseguimos junto ao Ministério das Cidades aumentar esse número. Agora serão 680 novas moradias para todo o Mato Grosso do Sul e, desse número, 200 são para a Reserva Indígena de Dourados”, explica.
Segundo ele, cada projeto possui 50 novas casas em cada aldeia de Dourados receberá dois projetos, totalizando 200 novas moradias.
Hoje Dourados possui a maior reserva indígena do país, em uma área de 3,5 mil hectares, formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, com quase 20 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena.
“No dia 16 deste mês o Secretário da Atenção Primária, Nésio Fernandes, e o Secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, estarão aqui e eu vou levá-los até a nossa Reserva Indígena para conhecer a realidade e, juntos, construirmos um projeto piloto em prol da saúde indígena de Dourados”, disse.
AEROPORTO
Em exclusividade ao Dourados News, Geraldo Resende destacou a liberação do recurso no valor de R$ 16 milhões restantes para a conclusão das obras da primeira etapa da reforma do aeroporto municipal.
“Essa é mais uma conquista do nosso mandato. Esse recurso já está disponível para o Exército realizar a conclusão das obras. Sei da urgência dessa obra para os douradenses e como setores como o do agronegócio, comércio, turismo e política sofrem tendo que viajar até três horas para pegar um voo, por isso estou lutando para agilizar o máximo possível”, afirma.
O deputado acredita que com a liberação do recurso, até o mês de setembro a primeira etapa da obra seja concluída, o que possibilita ao Governo do Estado dar início aos processos da segunda etapa.
“Acredito que com a primeira etapa concluída, o aeroporto possa operar utilizando o terminal antigo, até que as obras da segunda etapa se iniciem”, completa.
AVANÇOS NA SAÚDE
O deputado também chamou atenção para importantes conquistas na área da saúde, como os recursos para a conclusão do Hospital Regional de Dourados e a luta para a abertura do curso de medicina na unidade local da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
“Quero ajudar a construir uma nova saúde em Dourados, tenho trabalhado para que os recursos que conseguimos possam fazer funcionar obras a anos paradas, como o Centro Especializado em Reabilitação, localizado ao lado da escola Neil Fioravante -CAIC”, ressalta.
Geraldo ainda completou que tem articulado para trazer para a cidade novos procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), como cirurgias bariátricas, de fissura labiopalatina e de cirurgias na área de ortopedia.
PREFEITURA
Geraldo Resende reafirmou que segue à disposição do partido para uma possível candidatura à prefeitura de Dourados e adiantou que se reúne com lideranças do PSDB em Dourados para discutir os planos para o próximo pleito.
“Dourados precisa de uma administração diferente de tudo o que já passou por aqui. Alguém que coloque os interesses da população à frente dos seus. Acredito que temos condições para isso e estou à disposição desde que haja um consenso do partido e das forças que apoiam o governo Eduardo Riedel”, finaliza.
A reunião fechada na sede regional do partido aconteceu na noite de sexta-feira (2/6). Além de Geraldo Resende, partciparam lideranças do PSDB, vereadores e deputados da bancada estadual.
Republicado de https://www.douradosnews.com.br