O primeiro voo para repatriar brasileiros decolou de Tel Aviv, em Israel, às 13h12 do horário de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (10). Conforme informações da Força Aérea Brasileira (FAB), são 211 passageiros.
A estimativa é que o avião chegue em Brasília às 4h, de quinta-feira (11). Ainda, segundo informações da FAB, são 900 brasileiros que devem ser repatriado nos próximos dias.
Portanto, mais voos podem estar previstos no caso de alta demanda para deixar o país. Por meio das redes sociais, o presidente Lula (PT), informou que o governo não irá medir esforços para trazer os brasileiros de volta. Segundo divulgado pelo governo, em Tel Aviv e Jerusalém são aproximadamente 1.700 turistas brasileiros pedindo repatriação.
“O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região”, escreveu Lula e adiantou que estão previstos mais cinco voos até o domingo (15).
Palestina
O governo está realizando um alinhamento para retirada de brasileiros na Palestina. Os caminhos previstos para entrada no espaço aéreo desta região são o Egito, Jordânia e Líbano.
Na Faixa de Gaza, onde ocorre a guerra, são 25 brasileiros, a confirmação foi dada pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Republicado de https://correiodoestado.com.br