Lula desembarca em Campo Grande para primeira visita a MS no terceiro mandato.

Lula acompanha o embarque de carne bovina para a China — Foto: Reprodução.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Campo Grande na manhã desta sexta-feira (12) para a primeira visita a Mato Grosso do Sul desde o início do terceiro mandato. Dentre os compromissos, o presidente acompanha o primeiro lote de carne bovina a ser enviado para China a partir de um dos frigoríficos recém-habilitados para exportação ao país asiático.

A cerimônia conta com a participação do governador Eduardo Riedel (PSDB), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

Além dos deputados federais Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Geraldo Resende (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP). Os deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Gleice Jane (PT) e Zeca do PT também estiveram presente.

Presidente Lula acompanha o embarque de carne bovina para a China — Foto: José Câmara
Presidente Lula acompanha o embarque de carne bovina para a China — Foto: José Câmara

Lula visitou a planta frigorífica em Campo Grande, acompanhado de acionistas da JBS. De forma simbólica, o presidente realizou o “primeiro envio” de carne brasileira para China a partir do frigorífico visitado. Em Mato Grosso do Sul, 6 unidades frigoríficas, de quatro empresas, receberam a habilitação para exportação de carne bovina.

Em sua fala, o presidente celebrou a parceria comercial em exportar carne para a China. Lula destacou a presença do embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, e disse que pretende mostrar imagens do ato para o presidente do país asiático, Xi Jinping.

“Vamos mostrar o povo de Mato Grosso do Sul batendo palmas para o embaixador chines no dia em que estamos exportando o primeiro carregamento de carne desse frigorífico para China. Daqui alguns dias vai ter muitos chinês comendo a nossa carne”.

Nos últimos 15 meses, o Brasil abriu 105 novos mercados em 50 países. Em sua fala, Lula afirmou que o Brasil tem capacidade para exportar, produzir com qualidade e mercado para consumir. “Temos que vender e também comprar. É assim a política internacional. Por isso as coisas têm dado certo”.

Lula cumpre agenda em Campo Grande — Foto: José Câmara
Lula cumpre agenda em Campo Grande — Foto: José Câmara

Durante a cerimônia, o representante global da JBS, Gilberto Tomazoni, anunciou que vai investir para dobrar a produção e empregos na unidade, que fica na BR-060, saída para Sidrolândia. Em Mato Grosso do Sul, o frigorífico conta com 17,3 mil colaboradores diretos.

“Vamos processar 4.400 animais por dia. Vamos aumentar em 2 .300 novos postos de trabalho. Somente aqui, em Mato Grosso do Sul, a JBS possui 27 unidades em 10 municípios. Estamos investindo R$ 3 bilhões para abastecer o estado e o mundo com mais de 90 mil toneladas de alimentos por mês”, anunciou.

Primeira visita no terceiro mandato

Essa foi a primeira visita a Mato Grosso do Sul desde o início do terceiro mandato. O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Elias Zahran por volta das 9h35 (horário de MS).

Durante o trajeto de deslocamento até o frigorifico, Lula foi escoltado pela Polícia da Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar fez o policiamento ostensivo no entorno do evento.

Avião presidencial chega em Campo Grande — Foto: Fabiano Arruda
Avião presidencial chega em Campo Grande — Foto: Fabiano Arruda

A segurança foi reforçada, com revista pessoal e em bolsas. Um espaço na frente do palco foi reservado para lideranças do partido com credencial. Todas as pessoas foram cadastradas e passaram por revista em detector de metais.

Novas plantas frigoríficas habilitadas em MS

A China é o principal parceiro comercial para proteína animal do Brasil, além de ser líder como destino das exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de frango.

As empresas autorizadas em Mato Grosso do Sul são as seguintes:

  • JBS S/A, de Naviraí (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Boibras Industria e Comercio de Carnes e Sub-produtos Ltda, de São Gabriel do Oeste (MS) – abatedouro de bovinos;
  • JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos;
  • JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Marfrig Global Foods S. A, de Bataguassu (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Prima Food S.A, de Cassilândia (MS) – abatedouro de bovinos.

De acordo com o Mapa, parte dos estabelecimentos foram auditados remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. Mato Grosso do Sul possui 4 milhões de cabeças de gado certificadas para abate.

Republicado de https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *