Com previsão de serem concluídas no primeiro semestre do ano passado, as obras de construção da nova sede do Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul encontram-se paralisadas. Por isso o deputado federal Geraldo Resende está solicitando ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira, informações sobre os investimentos no projeto a fim de, caso necessário, fazer novas intervenções visando a continuidade e conclusão dos trabalhos.
A futura sede do Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul começou a ser construída no segundo semestre de 2020. Os recursos são oriundos de emendas viabilizadas pelo deputado federal Geraldo Resende, incluída no Orçamento Geral da União/2018, com contrapartida do Estado. Os então senadores Pedro Chaves e Waldemir Moka, além da então senadora Simone Tebet também apresentaram emendas. Os investimentos previstos são de R$ 1,6 milhão.
O novo prédio está sendo erguido em um terreno de 4.475 m², localizado à Rua Antônio Celestino de Carvalho, em área próxima ao Hospital da SIAS, em Fátima do Sul. A área construída será 724,7 m², incluindo dois blocos: um operacional e outro administrativo.
De acordo com o projeto, a área administrativa deverá ter recepção para atendimento ao público, sala de comando e de administração, almoxarifado e sala de análise de projetos, sanitários masculinos e femininos, tanto para o público como para os servidores. O bloco operacional terá alojamentos, refeitório, garagem de viaturas, área de desinfecção, sala de instrução, área de serviço e banheiro.
“Preciso saber quais os motivos que levaram à interrupção da obra para que eu possa, em meu mandato parlamentar na Câmara dos Deputados, continuar acompanhando as demandas da área, com o objetivo de, quando necessário, fazer novas intervenções para o bom atendimento à população do Estado”, justifica o deputado Geraldo Resende, ao solicitar as informações.
De acordo com o parlamentar, a obra de modernização das estruturas do Corpo de Bombeiros Militar “vai melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, à medida que também aprimora a qualidade de vida no trabalho dos militares, sendo uma obra que representa expressivos ganhos para a segurança pública e para o Corpo de Bombeiros Militar, que terá melhores condições de trabalho, bem como para a comunidade, que passa a contar com serviços mais ágeis, eficientes e de qualidade.
O município de Fátima do Sul tem mais de 20 mil habitantes e a construção do quartel visa atender também as cidades vizinhas. Na atualidade, os bombeiros militares têm prédio próprio, mas bastante precário, não ofertando as condições para o exercício dos profissionais.
“Os alojamentos não são adequados para abrigar os oficiais. O atual prédio não tem salas para atendimento ao público externo, que busca emissão de certificados de vistoria, por exemplo. As viaturas não têm lugar na garagem. Com o novo prédio, os bombeiros vão poder atender com maior rapidez a população”, conclui Geraldo Resende.
Republicado de https://www.douradosnews.com.br