A prefeitura de Bonito (MS) decretou situação de emergência após fortes temporais que alagaram várias partes da cidade. A decisão da prefeitura foi publicada nesta quinta-feira (2).
De acordo com Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), choveu 495 mm, em Bonito, ao longo de fevereiro. O acumulado é três vezes maior do que era esperado para todo o mês, que era de 140 mm.
A decisão por decretar estado de emergência vem após uma série de intempéries climáticos, que ocasionaram danos ambientais, materiais e prejuízos econômicos e sociais em Bonito. O documento ainda relata a atual situação de forte cheia nos rios Miranda, Formoso, Mimoso e Anhumas.
A situação agravou a situação de normalidade “a dependência a economia do município nos resultados dos setores agropecuário e turismo que foram diretamente atingidos”, expressa a prefeitura no decreto de situação de emergência.
Pontos turísticos fechados
Segundo o trade turístico do município, dez atrativos estarão fechados nesta sexta-feira (3), em razão do aumento do nível de alguns rios da região. O período de interdição de cada atrativo varia conforme a melhoria das condições do passeio. Entretanto, mais de outros 30 operam normalmente.
O temporal, registrado na manhã do dia 24 de fevereiro, alagou diversos pontos da cidade e causou estragos em estradas, pontes e em lavouras. De acordo com a prefeitura, a chuva passou dos 170 mm e tem provocado prejuízo para o setor turístico da região, considerada um dos cartões postais de Mato Grosso do Sul.
Segundo o trade turístico estão com atividades suspensas nesta sexta:
- Bosque das Águas;
- Estrela do Formoso;
- Parque das Cachoeiras;
- Recanto das Águas;
- Balneário do Sol;
- Cabanas Boia Cross;
- Praia da figueira (flutuação);
- Refúgio da Barra Stand up
- Porto da ilha
- Bonito passeio de bote
Retirado de https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/