A contratação de 145 brigadistas para a prevenção e combate de incêndios florestais em quatro municípios de Mato Grosso do Sul foi autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
A portaria publicada nesta sexta-feira (3), autoriza o centro especializado Prevfogo a contratar profissionais que farão o combate e prevenção, supervisão, além de nove brigadistas que estarão autorizados a fazer a queima prescrita, modalidade recém-adotada no Estado.
O documento foi assinado pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Governo do Estado
No início deste mês, o governador Eduardo Riedel (PSDB) também assinou um decreto que determina “Estado de Emergência Ambiental” em Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada levando em consideração as mudanças climáticas que afetam todo o mundo e para precaver a temporada de queimadas no estado neste ano.
Ao assinar o decreto, Riedel comentou que o governo estadual identificou mais de 100 propriedades rurais que vão passar pelo processo de queima prescrita antes da temporada de queimadas.
Com chuvas abaixo da média histórica, rios secos e a intensificação de ondas de calor extremo em Mato Grosso do Sul, a medida do governo do estado tem duração de 180 dias.
Republicado de https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/