Verão chega ao fim com chuva e marca histórica em Campo Grande.

Dia começou com sol encoberto pelas nuvens em Campo Grande (Foto: Geisy Garnes)

O verão chega ao fim nesta segunda-feira (20) e segundo a meteorologia o tempo chuvoso que marcou toda a estação continua por toda a semana. Ao longo do dia, a região norte de Mato Grosso do Sul pode registrar temporais com ventos forte e queda de granizo. Em Campo Grande, se fecha um ciclo que não era visto desde 2007.

Segundo a Climatempo, esse verão foi o mais chuvoso registrado na capital do estado nos últimos 16 anos. Foram 773,4 mm de chuva, valor 22,6% acima do esperado para a estação, que era de 630,8mm. Segundo os dados meteorológicos, 2023 perde apenas para 2007, quando foram registrados 787,4mm.

No último dia da estação, Campo Grade terá mais chuva. A meteorologia garante pancadas isoladas ao longo dessa segunda e temperaturas na casa dos 30°C. De noite, os termômetros chegam aos 22°C.

A previsão para o resto do estado é praticamente a mesma; chuva a qualquer momento. Na região norte, os acumulados devem ser maiores. Isso por causa da junção do calor e da alta umidade, junto a baixa pressão atmosférica nos níveis médios e baixos da atmosfera no norte do país.

Em Coxim e Sonora, municípios da região, a meteorologia promete uma segunda-feira de 29°C de máxima.

Fim do verão

O verão termina às 18h24 desta segunda-feira, 20 de março e dá espaço para o outono. Apesar da mudança de estação, a semana continua com tempo parecido; muita chuva. Por isso o alerta é para danos, como alagamentos e quedas de árvores, inclusive em Campo Grande. Também deve ocorrer queda de granizo, rajadas de vento e raios por Mato Grosso do Sul.

Esse foi o terceiro verão sob influência do fenômeno La Niña e terminou com chuva acima da média em todo Mato Grosso do Sul.

Esse fenômeno favorece a ocorrência de Zona de Convergência do Atlântico Sul e de corredores de umidade, que foram mais frequentes nos últimos meses. A passagem desses corredores em parte do estado de Mato Grosso do Sul foi justamente o que provocou as chuvas frequentes.

O que deve mudar mesmo com a nova estação são as temperaturas, que começam a cair gradualmente. Conforme o avançar do mês, a chuva reduz de forma significativa, plantações e árvores começam a mudar de cor e perder suas folhas.

Os dias também começam a ficar mais curtos, e a quantidade de luz solar diminui, por isso, as temperaturas vão apresentam grande amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima diária) com calor durante o dia e frio a noite.

Retirado de https://primeirapagina.com.br/mato-grosso-do-sul/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *