A Casa do Artesão será reinaugurada no domingo (19) em grande estilo após ficar mais de um ano fechada para restauração, em Campo Grande. Instalada há 48 anos em um prédio centenário, na esquina das avenidas Calógeras com Afonso Pena, no coração da capital, a casa expõe o trabalho de aproximadamente 800 artesãos.
Além de ser um espaço de vendas para artesãos, o local é um ponto turístico de Campo Grande. De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Katienka Klain, a Casa do Artesão recebe mensalmente cerca de 400 visitantes, o que traz benefícios em diversos aspectos para o estado.
“O artesanato tem vários vieses. Ele tem desde o viés cultural, viés econômico e o viés político. Hoje a gente encontra o artesanato de várias formas. Então, na Casa do Artesão, comercializar o artesanato sul-mato-grossense traz o benefício para a geração de renda desses artesãos, porque a grande maioria vive exclusivamente desses artesanatos, traz também um benefício por ser um ponto turístico”, cita Klain ao g1.
Para ter uma peça vendida na casa, o artesão precisa inicialmente ter a Carteira Nacional do Artesão. Para emitir, o interessado pode entrar em contato pelo número: (67) 3316-9107.
Com a carteira em mãos, o artesão pode então procurar a Casa do Artesão e fazer uma entrevista com a gerência da casa para saber se as peças criadas por ele se encaixam no perfil do local.
“Precisa ter sempre essa referência cultural, que fale um pouco sobre a fauna e flora pantaneira, que fale um pouco sobre a cultura sul-mato-grossense, que tenha também na sua matéria-prima essa referência cultural”, explica a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.
As peças são vendidas na Casa do Artesão por meio de consignação e o lucro fica 100% com o artesão, segundo Klain.
“O artesão apenas deixa a peça lá e depois vai receber. Qual é o benefício? O artesão faz o que ele mais gosta de fazer, que é produzir. Ele fica em casa, produzindo, pensando enquanto toda essa parte de comercialização a Casa do Artesão faz por ele”.
Reinauguração em grande estilo
A reinauguração da Casa do Artesão está marcada para às 17h de domingo (19). A programação conta com homenagens para as artesãs Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffur, que irão representar a classe.
Na ocasião, também será aberta a exposição Rota Pantaneira, com obras de diversos mestres do artesanato da região pantaneira.
E para encerrar a noite, terá shows gratuitos de Geraldo Espíndola e Gabriel Sater, a partir das 19h.
De acordo com a Fundação de Cultura do estado, partir de segunda-feira (20), a Casa do Artesão funcionará em horário normal: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e sábado das 8h às 14h.
“Está lindo, esperando para as pessoas visitarem”, garante a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.
Retirado de https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/