O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu nesta quinta-feira (16) um aviso de evento crítico, informando que o rio Aquidauana corre o risco de transbordar na altura do município do mesmo nome, a 139 km de Campo Grande.
De acordo com a Defesa Civil de Aquidauana, o nível passa de 7 metros, o dobro do comum que é de 3 metros e 30 centímetros.
“Essas chuvas normalmente ocorrem em dezembro janeiro, agora em março é é um evento atípico”, explica o coordenador da Defesa Civil em Aquidauana (MS), Mário Ravaglia
Ainda conforme o coordenador, o salão da igreja matriz e o Corpo de Bombeiros já estão preparados para receber mais de 50 famílias que moram na beira do rio, caso transborde. De acordo com o alerta do Imasul, o perigo potencial pode provocar significativos danos materiais e riscos à integridade humana.
“Estamos em monitoramento. No momento a situação não demonstra preocupação! A prefeitura, os secretários e o coordenador fizeram reunião e por enquanto a situação esta em nível de observação”, relatou a Defesa Civil.
Até a atualização desta matéria a Defesa Civil não havia recebido nenhuma ocorrência e continua chovendo no município.
Retirado de https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/