O número de municípios em situação de emergência em Mato Grosso do Sul já chega a dez. Nos últimos dias, Antônio João e Jardim se uniram a outras oito cidades para conseguir ajuda e recursos para recuperar estradas e retirar família de áreas alagadas ou isoladas por causa das fortes chuvas que atingiram o estado durante todo o mês de fevereiro.
No decreto de Jardim, publicado na sexta-feira (3), a prefeita Clediane Areco Matzenbacher explica que em apenas três dias, a cidade registrou 80 mm de chuva, o equivalente a 50% do esperado para o mês inteiro. A consequência foi “danos materiais, ambientais e sociais” por todo o município, por isso, o reforço nas equipes que atuam na recuperação dos estragos é de 60 dias.
Já em Antônio João, o prefeito Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o Marcelo Pé, determinou situação de emergência por 180 dias. “Ocorreram danos materiais e danos ambientais que demonstram a necessidade de mobilização e emprego de recursos humanos e institucionais e mobilização e emprego de recursos materiais para restabelecer a normalidade local”.
Segundo o decreto, foram 15 dias de chuva intensa no município, o que transformou estradas rurais em um “mar de lama”, caminhões e até ônibus escolares ficaram no lamaçal.
Além dos dois municípios, Mato Grosso do Sul tem outras oito cidades em emergência por conta dos temporais; Bela Vista, Porto Murtinho, Caracol, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Ponta Porã e Corguinho. Todos que decretaram situação de emergência estão recebendo ajuda imediata.
Ao longo da semana, esse número pode aumentar. Em Amambai – a 338 quilômetros de Campo Grande – o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira já sinalizou a necessidade do decreto. Segundo ele, a Defesa Civil do Município está contabilizando os estragos e neste domingo (5) pediu reforço de uma equipe técnica da Defesa Civil Estadual para conseguir terminar o balanço.
“Nós estamos terminando o levantamento dos estragos, principalmente nas estradas ruais e amanhã a gente deve quantificar isso para publicar o decreto de emergência”, reforçou o prefeito.
Retirado de https://primeirapagina.com.br/mato-grosso-do-sul/