Novo relator do TJMS em ações contra milícia foi à festa de um dos réus.

O desembargador Carlos Contar, que assumiu relatoria de processos da Omertà. (Foto: Divulgação)

A mudança da presidência do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), concretizada na semana passada, impôs alteração no nome do magistrado responsável pela relatoria de uma das maiores operações já realizadas em âmbito estadual , a Omertà, de combate a milícias armadas às quais são atribuídos crimes de execução para sustentar a exploração da máfia dos jogos de azar, além de tráfico de armas e lavagem de dinheiro. Sai o juiz substituto Waldir Marques e assume a função o desembargador Carlos Contar, que até o dia 2 de fevereiro era presidente da Corte.

A troca, conforme a investigação jornalística feita pelo Primeira Página, coloca os processos da Omertà em segundo grau sob responsabilidade de alguém com indícios de suspeição para julgar os feitos.

Contar é citado em depoimento tomado durante uma das ações da operação como convidado de uma célebre festa em comemoração aos 80 anos do empresário Jamil Name, falecido em 2020, vítima da covid. Ele era apontado como chefe de milícia.

A festa foi em maio de 2019, e teve presença de gente conhecida na cidade, entre elas Contar, conforme testemunha de uma policial aposentada à 1ª Vara Criminal de Campo Grande.

Chamada pela defesa do policial civil Márcio Cavalcanti da Silva, apontado como gerente da quadrilha sob comando dos Name, a servidora pública falou de várias presenças no evento, realizado no haras da família, em Campo Grande, entre elas o desembargador.

“Vi também o Contar, que hoje é o vice-presidente do Tribunal de Justiça, ele também estava lá nessa festa. O Carlos Contar”, afirma a policial aposentada no depoimento gravado, ao qual a reportagem teve acesso.

O vídeo não será anexado a essa matéria para proteger a imagem da testemunha.

Retirado de https://primeirapagina.com.br/mato-grosso-do-sul/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *