O resultado final e a classificação dos candidatos, do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi divulgado e pode ser conferido neste site.
A universidade antecipou a divulgação e publicou a lista de aprovados três dias antes do previsto.
As matrículas começarão na próxima terça-feira (7) e o classificados devem ficar atentos, pois, o edital de convocação trará a lista de candidatos aptos para a matrícula on-line e as instruções sobre o processo.
Os aprovados na modalidade “cotas” devem apresentar os documentos exigidos e serão avaliados por uma Banca de Avaliação da Veracidade da Autodeclaração, antes da matrícula ser efetivada.
Ao todo, 7.442 vagas são oferecidas pelo vestibular, para cursos presencias e à distância (EaD), em 18 municípios, para ingresso em 2023. As aulas começarão em 6 de março.
Confira a documentação exigida para matrícula
- Histórico Escolar do Ensino Médio
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Graduação
- Certidão de Nascimento Civil ou de Casamento
- Documento Oficial de Identidade – Registro Geral (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Certificado de Reservista ou de documento que comprove que está em dia com as obrigações militares, para candidatos homens
- Comprovante de Quitação Eleitoral, para maiores de 18 anos
- Fotografia digital recente 3×4 cm (ou 5×7 cm) frontal que possibilite a identificação do candidato
O vestibular foi realizado em 4 de dezembro, das 8h às 13h, nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
O período de inscrições ocorreu de 26 de setembro a 17 de novembro de 2022. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 100,00.
O gabarito preliminar foi divulgado em 5 de dezembro e o resultado final em 6 de fevereiro de 2023. As matrículas iniciam em 10 de fevereiro e o ano letivo em 6 de março.
A prova é composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 15 de Ciências da Natureza, 15 de Ciências Humanas, 15 de Linguagens, 15 de matemática e uma redação.
A prova de redação vale de zero na 1.000 pontos e deve ser redigida em texto dissertativo-argumentativo.
A prova teve duração de cinco horas, já incluso o tempo destinado para o preenchimento do cartão-resposta e da folha de redação.
Vestibular e Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) bateram recorde de inscrições na edição 2023, com 40.539 candidatos inscritos. De acordo com a instituição, o aumento é de 61% em relação ao último processo seletivo.
UFMS
A UFMS tem 28 mil estudantes (graduação e pós-graduação); 114 cursos de graduação; 67 cursos de pós-graduação; 3,5 mil servidores; 1.621 docentes; 1.867 técnicos; dez bibliotecas; duas bases de pesquisa (Bonito e Pantanal) e uma fazenda escola (localizada em Terenos).
A instituição tem 60 anos de história e 43 de federalização (após divisão do Estado).
A universidade tem 10 polos de Educação à Distância (EAD) e 10 campus, localizados em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.
As formas de ingressar na UFMS são por meio de vestibular, PASSE e Sisu.
Retirado de https://correiodoestado.com.br