Presos fizeram motim na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, em Campo Grande, por volta das 13 horas desta segunda-feira (23). Consta no registro policial, que dois presos incitaram demais detentos ao motim, com xingamentos contra agentes.
De acordo com a polícia, os autores indiciados também danificaram, forçando com as mãos, a grade de acesso à cela 2, disciplinar B que foi solta. Segundo a Polícia Penal, para conter o motim, foi necessário o uso progressivo da força e solicitado aos internos que retornassem à cela, porém sem sucesso.
Cope (Comando de Operações Penitenciária) entrou no local para cessar a ação dos internos, momento em que os presos passaram a jogar objetos contra os agentes, na intenção de feri-lo, segundo a polícia. O Cope informou que foram feitos alguns disparos de espingarda calibre .12, com munição de elastômero, sendo que um desses atingiu as costas de um dos presos, lesionando-o.
O interno foi encaminhado ao setor de saúde da unidade para atendimento e em seguida à delegacia, onde ele e outro preso apontados pela incitação do motim, foram autuados em flagrante. O caso foi registrado como dano qualificado, se o crime é cometido contra o patrimônio da união, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos, lesão corporal decorrente de oposição a intervenção policial, resistência e motim de presos.
Retirado de https://midiamax.uol.com.br