Portaria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) fixou o calendário anual de licenciamento de veículos no estado para 2023. A normativa foi publicada nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial.
No próximo ano, conforme o calendário, o período de licenciamento, que é determinado pelo número final da placa do veículo, começa em abril, um mês antes do cronograma de 2022, que teve início em maio.
Calendário do licenciamento 2023
- Placas com finais 1 e 2: abril
- Placas com finais 3: maio;
- Placas com finais 4 e 5: junho;
- Placas com finais 6: julho;
- Placas com finais 7 e 8: agosto;
- Placas com final 9: setembro;
- Placas com final 0: outubro.
O licenciamento de veículos
O licenciamento é um valor a ser pago anualmente e permite, aos condutores, a circulação legal pelas vias do Brasil. O documento que atesta essa permissão é chamado de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e é de porte obrigatório, ou seja, deve ser levado sempre que você for dirigir.
O licenciamento é composto por outros dois tributos: o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). A falta de pagamento de um deles acarreta impossibilidade de licenciar o veículo.
Na teoria, pagar o licenciamento significa que seu veículo está nas normas ambientais e de segurança para circular.
Retirado de https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/